Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.favale.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/104
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSANTOS, Silvam Marcos Pereira dos-
dc.date.accessioned2022-07-07T19:38:50Z-
dc.date.available2022-07-07T19:38:50Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSANTOS, Silvam Marcos Pereira dos. Engenharia de tráfego colaborando e contribuindo para melhoria de ruas e avenidas em Açailândia - MA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Engenharia Civil, Faculdade Vale do Aço, Açailândia, 2022. 40 f.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.favale.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/104-
dc.description.abstractA mobilidade urbana é de extrema importância na vida das pessoas, uma vez que não importa qual seja o tamanho da cidade, essa tendência de locomoção tem sido acentuada pela rapidez e por motivos que a envolvem de caráter pessoal e profissional, isso gera também um crescimento de veículos particulares nas ruas das cidades, em contramão a todos esses aspectos, temos infraestruturas de tráfego nas vias quase que imperceptíveis, e até mesmo com falhas técnicas, prejudicando a segurança, principalmente, dos pedestres, assim a implementação de novas vias nas cidades, tem se tornado um grande obstáculo, pois existem estruturas que as impossibilitam. Diante dessa problemática, o presente trabalho tem como objetivo encontrar uma alternativa de forma que contribua para a melhoria da engenharia de tráfego da cidade de Açailândia/MA, principalmente corrigindo falhas, como as encontradas nas Ruas Duque de Caxias e avenida desembargador Tácito de Caldas, apresentando a concepção da evolução dos veículos, e como ocorre todo o processo de implementação de faixas e sinalização e seus tipos específicos para a caracterização da Engenharia de tráfego.com isso mostra que a sinalização correta é importante para evitar acidente no trânsito. A metodologia tem como o aporte científico uma investigação de cunho bibliográfico e estudo de caso, tendo como métodos o indutivo e dedutivo, pesquisa que demonstra uma análise de outras pesquisas de outros autores. O fluxo de veículos nas ruas citadas tem uma intensidade durante a semana, e ao mesmo tempo pode-se observar uma grande quantidade de pedestre nas duas vias, a falha na sinalização prejudica a segurança dos pedestres.pt_BR
dc.publisherFAVALEpt_BR
dc.subjectEngenharia de tráfegopt_BR
dc.subjectSinalizaçãopt_BR
dc.subjectAcessibilidade dos pedestrespt_BR
dc.titleEngenharia de tráfego colaborando e contribuindo para melhoria de ruas e avenidas em Açailândia - MApt_BR
dc.typeBacharel thesispt_BR
dc.description.supervisorProf. Esp. Ramon Reis Rodriguespt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Silvam Marcos Pereira dos Santos.pdf685.52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.