Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.favale.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/45
Title: Aplicação das ferramentas da qualidade buscando a diminuição do acúmulo de ordens de manutenção: Pesquisa-ação em uma empresa prestadora de serviços.
Authors: NASCIMENTO, Daiane da Conceição Rabelo do
Keywords: Qualidade
gestão da manutenção
manutenção
Backlog
Planejamento de manutenção
controle de manutenção
manutenção predial
PCM
ferramentas da qualidade
prestação de serviço
Issue Date: 2021
Publisher: FAVALE
Citation: NASCIMENTO, Daiane da Conceição Rabelo do. Aplicação das ferramentas da qualidade buscando a diminuição do acúmulo de ordens de manutenção: Pesquisa-ação em uma empresa prestadora de serviços. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Engenharia de Produção, Faculdade Vale do Aço, Açailândia, 2021. 91 f.
Abstract: A função manutenção é relatada como um fator causal importante para o rendimento de sistemas produtivos em geral, sendo que o desempenho das atividades de planejamento e execução da manutenção, agregadas aos processos produtivos, influenciam diretamente em temos de eficiência e eficácia. A velocidade das mudanças e os desafios do mundo globalizado estão conduzindo a um sentido de emergência quanto à adaptabilidade aos padrões de qualidade das organizações, como condição fundamental para que sobrevivam no novo ambiente extremamente mutável dos negócios. Nesse sentido, discutiu-se neste trabalho quais melhorias seriam possíveis obter em uma empresa privada no município de Açailândia-MA, ao aplicar as ferramentas da qualidade no backlog de manutenção. O objetivo, portanto, foi reduzir o acúmulo de ordens de serviço no setor de Planejamento e Controle da Manutenção (PCM) desta empresa, através da utilização das ferramentas da qualidade. Para alcançar tais propósitos, os dados foram coletados através de uma pesquisa-ação, executada na filial da empresa localizada no interior do Maranhão. Os resultados apontaram êxito na execução das ferramentas da qualidade, demonstrado uma redução no backlog de Manutenção de 78,6%, durante um período de dezessete dias de aplicação. Não obstante, o estudo possibilitou ainda que a empresa prestadora de serviços ultrapassasse a meta estabelecida pelo cliente, que era de 95% de aderência nas ordens de serviço. Após a execução do plano de ação proposto, foi possível zerar o backlog de manutenção e observar a evolução nos processos do departamento de manutenção.
URI: http://repositorio.favale.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/45
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - DAIANE DA CONCEIÇÃO RABELO DO NASCIMENTO.pdf1.78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.