Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.favale.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/55
Título: O acesso das pessoas com surdez no mercado de trabalho em Açailândia-Ma
Autor(es): SILVA, Elizeu Costa
Palavras-chave: Surdez
acessibilidade
Inclusão
surdo no mercado de trabalho
Deficiência auditiva
mercado de trabalho
Açailândia - Ma
Mercado de trabalho - Açailândia
Data do documento: 2021
Editor: FAVALE
Citação: SILVA, Elizeu Costa. O acesso das pessoas com surdez no mercado de trabalho em Açailândia-Ma. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Faculdade Vale do Aço, Açailândia, 2021. 30 f.
Resumo: Este trabalho tem por principal objetivo trazer uma explanação sobre o tema escolhido da inclusão de pessoas com surdez no mercado de trabalho, a fim de visualizar a pessoa com deficiência auditiva um ser capaz de desenvolver as atividades a ele atribuídas, podendo ser integrado a sociedade. A pesquisa é de abordagem qualitativa descritiva, para analisar as diversas dificuldades para os surdos ingressarem no mercado de trabalho como a busca pelo cumprimento das cotas, direito amparado em lei, como uma tentativa de amenizar as desigualdades causadas pelo estigma sobre a falta de conhecimento e preparação do surdo. Um fator importante no mercado de trabalho é o setor de Recursos Humanos – RH na facilitação no processo de inclusão e integração trazendo iniciativas com processos de inclusão do deficiente auditivo, fator este abordado na pesquisa. Também observou-se que se faz necessário para a inclusão realmente acontecer no campo profissional, estendendo-se para os concursos e participação deste indivíduo em faculdades públicas e particulares, ações que possibilite o reconhecimento do surdo na sociedade de forma global exercendo a sua cidadania como um todo. Na contemporaneidade, as pessoas surdas apresentam muitas dependências no que tange a vida profissional, logo para melhor compreender o que acontece no mercado de trabalho que dificulda o acesso dessas pessoas, precisa-se realizar uma análise crítica quanto a reserva de cargos e as possibilidades ofertadas para o surdo. Portanto, o presente estudo traz benefícios sociais, na contratação de pessoas com deficiência auditiva no mercado de trabalho e no próprio reconhecimento humano, visando a igualdade social.
Descrição: 30 f.
URI: http://repositorio.favale.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/55
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ELIZEU COSTA DA SILVA.pdf517.87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.