Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.favale.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/56
Título: Análise de mobilidade e acessibilidade urbana nas calçadas do centro comercial na cidade de Açailândia
Autor(es): NASCIMENTO, Joice Macedo do
Palavras-chave: Mobilidade urbana
acessibilidade urbana
Calçadas
centro comercial de Açailândia
Açailândia
Centro - Açailândia
Pedestre - Açailândia
pedestres
Data do documento: 2021
Editor: FAVALE
Citação: NASCIMENTO, Joice Macedo do. Análise de mobilidade e acessibilidade urbana nas calçadas do centro comercial na cidade de Açailândia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Vale do Aço, Açailândia, 2021. 46 f.
Resumo: O presente trabalho visa analisar as condições de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, assim como o cumprimento de normas e sua utilização de forma adequada quanto as calçadas do centro comercial na cidade de Açailândia – MA. Tendo em vista que as calçadas têm a função de possibilitar aos cidadãos o deslocamento com segurança, este estudo apresenta o contexto da engenharia civil quanto às adequações que são indispensáveis ao centro comercial no qual ao serem construídas torna-se acessível a todos os pedestres. Assim, foi realizada uma pesquisa de campo no centro comercial do município de Açailândia- MA, para descrever a situação da acessibilidade e mobilidade dos pedestres. A metodologia utilizada para pesquisa é qualitativa, descritiva, exploratória e de campo, sendo realizado o estudo sobre os destaques na acessibilidade e mobilidade dos pedestres, com ênfase no centro comercial que podem ser consideradas ou não, empecilhos à acessibilidade. Os resultados desta pesquisa se deram que foi uma construção de extrema importância para a sociedade de Açailândia-MA, já que evidencia de tal modo, de acordo com os entendimentos doutrinários que as calçadas são em diversas vezes utilizadas como apoio para o comércio, implantação de placas e portes, entre outras utilidades. Assim, o poder público acaba se isentando de promover a acessibilidade e mobilidade urbana, não possuindo fiscalização e também projetos que procurem melhorias para esta ocasião. As considerações finais apresentam que após realizada a descrição das condições de acessibilidade nas ruas do centro comercial não tiveram êxito de acordo com normas da ABNT, fazendo-se necessária a readequação das calçadas devendo haver contribuição e melhoria da engenharia civil para a qualidade de vida dos pedestres no município.
Descrição: 46 f.
URI: http://repositorio.favale.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/56
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JOICE MACEDO DO NASCIMENTO.pdf1.02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.