Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.favale.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/93
Título: Caracterização das propriedades de Bovinocultura de Leite dos municípios de Sítio Novo e São Francisco do Brejão do Estado do Maranhão
Autor(es): SILVA JÚNIOR, Reginaldo Oliveira da
Palavras-chave: Manejo Sanitário
Bovino de Leite
Caracterização
Data do documento: 2022
Editor: FAVALE
Citação: SILVA JÚNIOR, Reginaldo Oliveira da. Caracterização das propriedades de Bovinocultura de Leite dos municípios de Sítio Novo e São Francisco do Brejão do Estado do Maranhão. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Medicina Veterinária, Faculdade Vale do Aço, Açailândia, 2022. 35 f.
Resumo: Uma das principais atividades da economia brasileira é a bovinocultura, esta atividade fornece produtos de qualidade em larga escala, seja carne e seus derivados, como também leite e seus derivados, garantindo grande renda ao país, atuando diretamente na geração de emprego, qualidade de vida e desenvolvimento tecnológico. A bovinocultura de leite também tem grande importância no mercado brasileiro. O leite é essencial na alimentação humana, além de ser muito importante em países em desenvolvimento e em sistemas de agricultura familiar. A produção mundial de leite aumentou mais de 50% nos últimos anos. Atualmente o Maranhão está entre os cinco principais maiores produtores de leite bovino da região Nordeste, configurando essa atividade como importante fonte de renda e segurança alimentar, principalmente para agricultores familiares. Esse Estado tem grande potencial para o desenvolvimento de uma pecuária leiteira mais moderna por estar localizado no Meio-Norte, região que tem menos instabilidades climáticas periódicas existentes no Nordeste. O objetivo dessa pesquisa foi analisar a caracterização das propriedades de bovinocultura de leite dos municípios de sítio novo e são Francisco do brejão do estado do Maranhão. A amostragem inclui 15 (quinze) propriedades visitadas com aplicação de questionário realizada em todas. Das propriedades 93% não têm ordenhadeira mecânica, 26% vendem para queijeiro e 13% constituem subprodutos, 40% são autodidatas, e 46% aprendeu com os familiares e 12% aprenderam com outras pessoas. Por falta de assistência médica veterinária, os proprietários medicam por conta própria os animais, os medicamentos mais utilizados são antibióticos 73%, protetor hepático 7% e 13% não trata os animais. Quando os animais adoecem 73% não separa os animais doentes dos outros. Quando compram os animais 93% não. Faz-se necessário um programa de ensino teórico e prático das boas práticas de manejo, assim como um programa de assistência médico veterinária, para a diminuição de doenças no rebanho e consequentemente aumento da produção e qualidade de leite.
URI: http://repositorio.favale.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/93
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Reginaldo Oliveira da Silva Júnior.pdf336.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.